Publicado em

Como posso decorar uma casa de campo e uma de praia?

15

Uma das opções de lazer mais procuradas nos dias de folga é passar um final de semana ou as férias curtindo o sol na praia ou então no campo em volta de uma lareira e um bom vinho. E melhor ainda se o local esteja convidativo com uma decoração perfeita que torne o momento muito mais aconchegante e acolhedor.

Mas como deixar seu espaço de campo ou de praia mais acolhedor e tornar estes momentos mais apreciativos? Nós, do Instituto Brasileiro de Design de Interiores, vamos te dar algumas dicas assertivas para que sua decoração seja perfeita.

CASAS DE CAMPO

Estes espaços devem proporcionar a sensação de lazer e de conforto. Em casas de campo, o predomínio da decoração é geralmente rústica, pois remete ao interior. Então, como trabalhar esta decoração?Procure usar mobiliário confeccionado em madeira mas que tenham caráter rústico, envelhecido. Hoje se encontra no mercado móveis novos mas que possuem aparência de algo antigo, elegante e robusto.

Procure adornar o ambiente com almofadas com estampas florais, xadrez e listrados. Para que estas 3 padronagens combinem entre si, você deve manter uma cor padrão que se encontre em todas elas, aí não tem erro.

Esta imagem acima utiliza padronagens listrada, floral e xadrez, e a cor predominante é o rosa pink que integra todas elas formando uma unidade visual.

Artigos decorativos como vasos de barro ou ferro, relógios de parede, aparadores de madeira rústica, molduras antigas, chapéus antigos pendurados como arranjo de parede, ferraduras, latas de tintas e regadores antigos, são objetos que trazem todo o encanto para este tipo de ambientação que descreve a vida campestre.

Procure usar uma mesa de centro de madeira rústica, com peças de artesanato local e flores, que dão todo o charme que pede este estilo decorativo. Bancos e banquetas de madeira ou feitos de tronco e que ainda podem ter cores do branco envelhecido, patinado estilo provençal, ao marrom, são peças curingas, que podem servir como assentos ou mesinhas neste estilo.

CASAS DE PRAIA

Casa de praia pede um estilo que remeta ao frescor e tranquilidade, devido ao clima ser mais quente, então cores como o branco e os tons crus são ótimas pedidas para a casa de praia. Estas cores podem se misturar com cores vibrantes, porém em menor proporção para não causar ruídos visuais.

Estampas que remetam ao verão como frutas, flores tropicais, chinelinhos, guarda-sóis, são bem vindas.

O floral com azul e branco é um clássico para decorar casas de praia.Utilize estas cores nas almofadas, cortinas, e objetos decorativos. É bem importante porque assim você traz unidade ao ambiente. Isso faz com que o olhar do observador caminhe tranquilamente por todos os pontos da casa, de forma harmoniosa.

Aqui veja na imagem acima, que as cores utilizadas tanto nos moveis como nos objetos, foram apenas três: o marrom claro, o azul, e como base de fundo e em maior proporção a cor branca, que faz com que o nosso olhar descanse, formando a unidade no ambiente. Esta composição de cores traz o frescor e tranquilidade, característico de casas de praia.

Quanto aos móveis, procure por revestimentos em madeira e fibras naturais que são sofisticados e bastante aconchegantes, além de traduzirem o espírito de casa de praia.Você deve ficar atento que os móveis externos da casa precisam ser mais resistentes dos que os que ficam dentro dela, pois são constantemente expostos ao clima e, claro, a maresia.

Os acessórios na decoração de casa de praia como os tapetes, dão aquele toque rústico e praiano ao espaço. Têxteis como o junco, bambu e rattan são bem resistentes, assim como os de tecidos de poliéster de pelagem baixa. Já as almofadas, mantas e o próprio tecido do sofá prefira os tecidos de poliéster, que, inclusive, facilitam a limpeza.

A madeira também é muito utilizada, tanto como elemento funcional, armário por exemplo, como decorativo, uma escultura ou banco esculpido.

Nas aéreas externas, se tiver espaço, coloque redes de balanço, sobre a sombra das árvores ou de um ombrelone a fim de criar um espaço agradável, onde as pessoas possam se reunir ao ar livre.

Detalhes, como usar conchinhas dentro de garrafas ou potes, dentre outros elementos que remetem esta vibe praiana, apesar de ser um clichê, não é errado porque estes elementos são característicos da região e combinam muito com qualquer cômodo, sendo um curinga da harmonização.

Nas paredes, as tintas de cores neutras (tons pastéis bem claros) são as mais indicadas trazendo leveza ao ambiente praiano, ao contrário das amareladas que ficam ótimas quando utilizadas em casas de campo pois sugerem o aumento da sensação de calor.

O que achou do post? Ainda ficou com alguma dúvida sobre a decoração da casa de praia ou de campo? Deixe um comentário!

Fonte imagens utilizadas: Google

Dayane K. Comellini Arq./Mentora Cursos IBDI

Ajudamos pessoas com paixão por design de interiores, pessoas como você, a descobrir como é fácil aprender habilidades profissionais desta área estudando conosco.

Como posso decorar uma casa de campo e uma de praia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.