Publicado em 9 comentários

Curso Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores

Legislação

Com a Regulamentação da profissão de Design de Interiores, através da Lei nº 13.369, de 12 de dezembro de 2016, não há distinção entre as atribuições profissionais de alunos de cursos técnicos, tecnólogos ou bacharelados. Isso quer dizer que a Lei reconhece o título de designer de interiores, independente da modalidade de formação.

Modalidade de Ensino Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores?

diferença entre técnico e tecn'ólogo design de interiores

Muita gente fica confusa quando ouve o termo Curso Técnico de Design de Interiores. Será que é a mesma coisa que o Curso Tecnólogo em Design de Interiores? A resposta é simples: Não.

Os cursos técnicos não são a mesma coisa que cursos tecnólogos. Na realidade, eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. O Ministério da Educação classifica os cursos técnicos como educação profissional técnica e os cursos tecnólogos (e bacharelados) como educação superior (faculdade). 

Quando devemos escolher o tecnólogo em Design de Interiores?

O tecnólogo em design de interiores dura em torno de 2 a 3 anos, sendo um curso com carga horária mínima de 1.600 horas. Portanto, trata-se de um curso menos generalista que o bacharel. Porém, apesar desse curso ter um foco tencionando uma atuação para o mercado de trabalho, a forma como o conteúdo e a temática são trabalhados dentro do sistema academicista, faz com que a entrada do formando ao mercado seja mais árdua. Nessa perspectiva você terá que buscar aprofundamento em competências treinadas que de fato o direcione para a atuação prática do cotidiano do profissional atuante.  

Como se trata de um curso superior, ao findá-lo, você poderá fazer pós graduação- especialização.

técnico ou tecnólogo

Meu terceiro ano de faculdade tive que fazer um Plano de Marketing. Aproveitei e usei o Plano que eu tinha feito para a empresa onde trabalhava. Ajustei o documento para os padrões do curso e entreguei para o professor. Na outra semana ele me chamou e me deu uma bronca, pois o meu trabalho não estava bom.

Nem perdi tempo discutindo com ele. Voltei para casa e em 2 horas fiz um Plano de Marketing básico, cheio de gráficos e termos copiados do material. Ficou totalmente acadêmico, mas não tinha nenhum valor prático. Acho que tirei 9 nesse projeto.

A ironia é que o primeiro Plano de Marketing que eu entreguei estava sendo usado de verdade e tinha gerado um crescimento de mais de 150% nas vendas da empresa! Era um Plano de Marketing sólido, bem completo e prático. Mas não era o que a faculdade exigia dos alunos.

Infelizmente muitos cursos focam apenas no lado acadêmico e esquecem de levar em conta as exigências do mercado. Por isso que as notas que você tira na faculdade não significam muita coisa na Vida real.

Quando devemos escolher o técnico em Design de Interiores?

O objetivo do curso técnico é inverso ao de uma faculdade. Por isso, o método de ensino do design de interiores desses cursos é (na maioria deles) voltada para a vida cotidiana do dia a dia do profissional atuante. Portanto, de maneira direta e objetiva focando no que dá certo, no que funciona, com base na experiência de mercado. 

O curso técnico tem duração média de 1 ½ ano, com carga horária entre 800h e 1.200h. Como ele é voltado para a prática do mercado de trabalho (sem os fins científicos presentes no tecnólogo e bacharel), a carga horária é menor. Nele, você obtém conhecimentos de todo o processo, desde a criação e desenvolvimento do projeto, até o planejamento e execução da obra e acabamentos.

Pode fazer Pós Graduação?

Você pode realizar uma pós caso já tenha alguma graduação realizada anteriormente, mesmo sendo uma graduação diferente da área de design de interiores. 

Velocidade & Atuação Mercado

O curso técnico é uma boa opção para quem quer velocidade, entrar rapidamente no Mercado de Trabalho, participar de mostras e eventos de decoração, estar em contato com este público e principalmente desenvolver projetos para seus clientes. Isso porque este curso vivencia o mercado sem a necessidade de investir muito tempo e dinheiro, abraçando todas as competências e habilidades de uma formação plena.

técnico ou tecnólogo em design de interiores
Registro Profissional no órgão de classe

Ao contrário dos cursos tecnólogos e bacharéis, alguns cursos técnicos oferecem aos seus alunos a possibilidade do Registro Profissional no órgão de classe. Com este registro, o profissional é responsável pelos projetos e/ou pela execução de suas devidas obras, podendo emitir o Termo de Responsabilidade técnica (TRT). Este documento, portanto, é a garantia da população de que está contratando e executando a obra com qualidade e segurança, afinal, apenas profissionais plenos e legalmente habilitados podem de fato emití-lo.

Possibilidades

Muitos estudantes e profissionais de arquitetura, design de interiores e engenharia, optam pelo ensino técnico de design de interiores, porque desenvolvem de forma rápida e acessível novas técnicas e habilidades ou até mesmo conteúdos que foram negligenciadas pela faculdade.

Já os que se lançam pela primeira vez no aprendizado do design de interiores, ao se formarem no curso técnico, ou até mesmo durante a fase escolar, conseguem adentrar no mercado mais rapidamente. E com o salário que recebem, muitos investem numa faculdade de Arquitetura, o que vai ampliar a atuação profissional para o nicho da construção civil. Inclusive estes alunos apresentam melhor rendimento nas aulas porque já detém as habilidades adquiridas no curso técnico de design de interiores, além de que, já atuam no mercado precocemente, adquirindo network e experiências profissionais.

Então, você pretende se profissionalizar na área? Curso técnico ou tecnólogo em design interiores? Agora fica fácil escolher a que mais combina com você!

9 comentários sobre “Curso Técnico ou Tecnólogo em Design de Interiores

  1. Amo design de interiores! gostaria de fazer um curso de graduação(tecnólogo) à distancia,mas tenho duvidas quanto a questão do reconhecimento profissional no mercado de trabalho no que tange curso tecno ou graduação (faculdade)? Moro no Rio de Janeiro, trabalho na PMERJ,onde exerço a profissão militar de Técnico de Enfermagem,a qual amo; porem com os advindos dos programas de televisão sobre designer de interiores,descobri uma nova paixão. Acredito que hoje ,no mundo,a questão da preocupação com a sustentabilidade, qualidade de vida, e principalmente o bem estar pessoal agregado a CRIATIVIDADE + o surgimento de novos materiais que estão sendo utilizados na confecção de casas,artesanato,arquitetura ,decoração veio contribuir para o crescimento e reconhecimento desta tão importante profissão. Gostaria de saber mais sobre o curso . Gostaria de agregar vantagens em ambas carreira com esse novo empreendimento profissional . Grata pela atenção. Conto com vocês para orientar-me nesta nova etapa…..

    1. Oi Eliane, exato. Há 16 anos atuando na área e pioneiros no ensino de DI a distância, constatamos que o Design de Interiores cresce a passos largos, e unido a sustentabilidade, ele vem mesmo para ficar pois cada vez mais as pessoas buscam por espaços estéticos, funcionais e que não agridam o nosso meio ambiente. O foco do IBDI é formar o aluno para atuar no mercado de trabalho através do ensino técnico.>>> Clique Aqui para conhecer o curso <<< Com a regulamentação da profissão, não existe diferença entre ensino técnico e superior. Ambos tem as mesmas qualificaçoes, porém nem todos os cursos dão o direito de você obter o registro profissional que respalda o designer de interiores. >>>Veja Regulamentação<<<. No mercado de trabalho de design de interiores, o agregar vantagem é você saber lidar MUITO BEM com a percepção visual dos espaços, cores, proporções, circulação, e saber harmonizá-los para que, de fato, você consiga encantar seus clientes, ou seja, resolver o problema de espaço no qual ele te contratou. É um trabalho duro, não é nada simples, mas se a Institutição de Ensino trabalhar com você uma metodologia consistente, minuciosa, desenvolvendo passo a passo cada etapa do trabalho, e estando ao seu lado na sua evolução, você com certeza terá uma carreira gratificante pela frente. Espero ter te ajudado.

  2. Esse curso técnico dá o direito de obter o registro profissional que respalda o designer de interiores?
    Cursando este, podemos ter o registro e reconhecimento de designer de interiores??

    1. Oi Luciana, a profissão de designer de interiores foi regulamentada e ao concluir o Programa de Formação em Design de Interiores do ibdi, o aluno pode obter as credenciais do CREA e ABD. Mais informações, chame-nos: 047 9 9222 6073 Abraço

  3. Eu já fiz o curso técnico de design de interiores na Etec e estava pensando em fazer o tecnológo agora para ter um diploma de ensino superior, você acha que compensa?

    1. Oi Mariane, a profissão de Design de Interiores foi regulamentada de forma que qualquer pessoa possa atuar profissionalmente. Vendo por este ponto de vista, acredito que você possa buscar outros cursos na área para ir além dos conhecimentos já adquiridos na formação em design de interiores. Há diversos cursos livres nesta área como gerenciamento de projetos, detalhamento de projetos para execução da obra, luminotécnica, visual merchandising, marketing para profissionais de design de interiores, etc. Você pode também aumentar seus conhecimentos realizando o curso de arquitetura. Abraço!

  4. Boa tarde. Tenho formação tecnica em Desenho Industrial, curso superior em Tecnologia de mobiliario e MBA em Gerenciamento de Projetos. Trabalhei anos em loja de planejados, atualmente trabalho em um escritorio de arquitetura e agora estou procurando outros caminhos…não existiria nenhuma vaga em aberto para professor? Domino Promob e poderia dar aula deste software…aguardo retorno. Obrigada.

    1. Olá Juliana, tudo bem? Você pode encaminhar seu currículo e portfólio para o e-mail jennifer@ibdi-edu.com.br para ser analisando. E surgindo oportunidades que se encaixem com sua formação/experiência, entramos em contato para participar do processo seletivo. Abraço

    2. oi Juliana, envie um email com seu curriculo para jennifer@ibdi-edu.com.br . Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =