Publicado em 64 comentários

Designer de Interiores tem Registro Profissional

Designer de Interiores tem Registro Profissional
Designer de Interiores tem Registro Profissional

Designer de Interiores tem Registro Profissional

Sim! O Designer de Interiores é o primeiro grupo de Designers com atuação profissional regulamentada através da LEI Nº 13.369, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2016. E assim, pode solicitar seu registro profissional ao CFT – Conselho Federal Técnico para exercer plenamente a profissão.

Para quem deseja atuar com execução dos projetos de design de interiores, emitir TRTs** e evitar problemas com fiscalização da obra e, principalmente aborrecimentos com o cliente que pode ter sua obra eventualmente autuada por irregularidades, é importante que faça uso do registro profissional, porque em algum momento da profissão, irá precisar.

** TRT (TERMO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA)

é um instrumento legal, onde você vai registrar as atividades técnicas solicitadas para o qual foi contratado. A TRT também garante os direitos autorais e comprova a existência de um contrato, até mesmo se ele for verbal, comprovando a prestação do serviço. Outro quesito importante é que a TRT serve como documento comprobatório dos seus trabalhos, pois registra o seu acervo técnico no CFT.

COMO OBTER O REGISTRO PROFISSIONAL:

Para obter o Registro Profissional no Conselho Federal Técnico (CFT) , é necessário passar por um programa de formação profissional qualificada. E é através de cursos autorizados pelo MEC/CEEs que se consegue. Mas para isso, estas escolas também devem ser reconhecidas por este Conselho.

Esta profissão foi regulamentada sem distinguir as atribuições de egressos de cursos técnicos e de cursos superiores. Isso quer dizer que os designers de interiores independente da modalidade de ensino, atuam plenamente na profissão. Contudo saiu uma resolução do CFT- Conselho Federal Técnico, que dispõe sobre as prerrogativas e atribuições dos profissionais Técnicos habilitados em Design de Interiores, anunciando que a profissão de Design de Interiores passa a ser fiscalizada, ou seja, somente profissionais habilitados poderão exercer a profissão, assinar projetos de interiores e executar obras, ou seja, atuar no mercado de trabalho de forma plena.

Dessa forma, a obtenção do Registro Profissional torna-se eminente para os Designers de Interiores, pois, é uma forma de demonstrar que este profissional passou por um programa específico de estudo e está legalmente habilitado a exercer plenamente a profissão, gerando também a segurança que o cliente terá na hora da contratação do profissional.

EXISTE DIFERENÇA ENTRE ABD E CFT?

Sim. A ABD é uma associação de classe  que realiza eventos e palestras sobre a área de design de interiores.

Já o CFT (Conselho Federal Técnico) é um conselho orientador e fiscalizador dos exercícios profissionais, que inclui as atividades dos designers de interiores, com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios, além de promover a valorização profissional. A fiscalização baseia-se em visitas dos agentes fiscais nas obras, para averiguar o cumprimento das responsabilidades técnicas dos serviços efetuados.Todo contrato para a execução de obras fica sujeito a TRT. O designer de interiores só pode atuar legalmente se obtiver esta credencial.

64 comentários sobre “Designer de Interiores tem Registro Profissional

  1. Boa tarde! Gostaria de saber se a autorização pelo CREA ocorre em todas os estados , ou apenas SP e SC. Resido em Natal, RN, e gostaria de saber se, caso eu seja diplomada pelo IBDI, o CREA RN emitiria essa autorização.

    1. Oi Shirley,
      Ao se formar conosco, você recebe a credencial do CREA de SP ou SC e com esta credencial você transfere para o Crea do RN ok?
      Aproveita que estamos com matrículas abertas para a turma com início em fevereito 😉

      abraço

      1. Olá! Sou do Mato Grosso e fiz meu curso com IBDI e na época ainda não era regulamentada. Estou meio perdida como conseguir minha credencial do CREA. Oque devo fazer?

        1. a secretaria já entrou em contato com você! abraço.

  2. Olá, parabéns pelo artigo!
    Conteúdo muito bom e de fácil entendimento!
    Se precisar, conte conosco para dicas e informações sobre tipos de
    grama nos links abaixo.
    Grande abraço! Tags:
    Grama Esmeralda
    Grama Batatais
    Grama São Carlos
    Grama Bermudas
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

  3. Parabéns pelo post, conteúdo fácil e de bom entendimento!

  4. Sou Engenheira Civil, após formar o título de Designer de Interiores será adicionado ao meu CREA/MG?

    1. Oi Bruna, ao concluir o curso sim, você pode solicitar o credenciamento ao CREA como designer de interiores.

  5. Olá, fiz 3 anos de arquitetura e 1 ano de design de interiores! Infelizmente tive que trancar pois engravidei e não consegui dar conta de continuar com os dois cursos! Por questões pessoais tive que me mudar pro interior, onde não há cursos nem de Arquitetura nem de Design! Surgiu algumas oportunidades pra atuar como design, mas não sei se posso e nem queria trabalhar como designer sem o devido registro! Com este curso poderei ter o mesmo registro que teria se tivesse concluído meu curso de 4 anos de design?! E como funciona o curso?! Todas as aulas não são presenciais?! E qual a próxima turma?!

    1. Oi Raquel, sim realizando o nosso Programa de Formação Profissional em Design de Interiores você pode atuar como profissional pois você poderá se filiar ao CREA para atuar profissionalmente. Entre em contato com a Carol ou a Aline pelo whatsapp >>> 047 9 9222 6073 <<< que elas te orientam sobre o curso e matricula. Você pode também entrar aqui >>> http://www.ibdi-edu.com.br/home/tecnico-design-interiores-a-distancia/ <<< Abraço

  6. Ola ,gostaria de me matricular no curso ,sou da região Nordeste do Pais,como faço??

    1. Boa tarde Vanessa o nosso departamento comercial vai entrar em contato com você dentro de alguns minutos para tirar todas as suas dúvidas referente ao curso.
      Abraço.

  7. Olá, com o curso de design à distância também pode-se filiar ao CREA?

    1. Boa tarde Juliana, temos vínculo no CREA onde após formados os alunos podem se filiar para atuação profissional, informações por ibdivirtual@ibdi-edu.com.br ou via whats 047 9 9222-6073, Att, Equipe IBDI

  8. Boa noite, eu estudei na Estácio e fiz Design de Interiores e logo ao término, ingressei e conclui uma Pós em paisagismo e cultivo de Plantas ornamentais na UFLA – Federal de Lavras em MG.
    Eu conseguiria qual o registro de paisagista? Seria possível este registro profissional?

    1. Olá Marcos,

      Você precisa verificar com o CREA onde concluiu os seus cursos, para verificar se há possibilidade de credenciamento.
      Em qual estado você concluiu?

      Informações por email ibdivirtual@ibdi-edu.com.br ou via whats 047 9 9222-6073.
      Att,
      Equipe IBDI

  9. Olá! Tenho diploma de Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha. Curso reconhecido pelo Mec através da portaria 1188/2017. Liguei para o CREA-RS e fui informado que o registro vale apenas para cursos técnicos e que não abrange os cursos superiores. Achei tão incongruente, pois o curso superior, como já diz o nome, é superior ao técnico. Porém o CREA disse que é assim mesmo. Enfim, se fosse for Tecnólogo ou Bacharel em Design de Interiores não há registro. Eu achei isso totalmente sem lógica. Mas sendo Brasil, acho que há de tudo.

    1. Oi Fábio, sim, esta é uma questão que deve ser revista realmente, pois a profissão de designer de interiores foi regulamentada sem distinguir a modalidade de ensino, ou seja, pessoas até sem formação escolar podem atuar no mercado.Todos tem as mesmas atribuições.

  10. Boa noite!!! Gostaria de informações sobre valores do curso a distancia, sou de Niterói, e estou interessado no curso completo.

    1. Claudio, pode entrar em contato pelo whatsapp no número 047 9 9222 6073. Abraço

  11. Olá, fiz o curso de design de interiores pelo IBDI de Joinville em 2013/2014 e ainda não era regulamentado. Como consigo o registro do Crea? Sou do Amazonas.

    1. Oi Marcelo, entre em contato com a secretaria da escola que eles te auxiliam. Abraço.

  12. Olá ,fiz o meu curso de designer de interiores em Salvador -na na Ebade,escola baiana de artes e decoração eu consigo tirar o meu registro no crea?

    1. Oi Regina, você deve verificar com a escola que você se formou. Abraço!

  13. Olá , eu fiz um curso técnico em designer de interiores no Centro Politécnico do SENAC-RJ , com uma carga horária de 800h.
    Tenho uma dúvida muito grande … Mesmo pesquisando, eu não consegui ter um ideia clara sobre tal questionamento. Eu posso ter um registro pelo CREA ?
    Desde já , muito obrigada.

    1. oi Gabriele, você deve verificar com a sua Instituição de Ensino. Abraço

  14. Informação completamente improcedente! O CREA não credencia instituições de ensino/cursos superiores de design de interiores, apenas em nível técnico. Mostre um exemplo de um curso de graduação em design de interiores credenciado ao CREA de qualquer estado.

    1. Olá Designer, sim, somente os cursos técnicos autorizados pelo CREA podem obter a credencial de respaldo profissional. Abraço

  15. Caso a pessoa consiga fazer tudo certinho mas não co siga ir pessoalmente no último encontro… não conclui nem pode tirar o Crea?

    1. Olá Tailla, vc precisa realizar o encontro presencial ao final do curso para receber o Diploma e o CREA. Abraço

    2. Oi Tailla,
      vc precisa realizar o encontro presencial no último dia de aula, abraço

  16. Olá, com a migração do técnico que passa a ser regulamentado pelo CFT, ainda sim o Desginer de interiores consegue registro no CREA, quando curso feito pelo IBDI? Pois, se for curso tecnólogo consegue ao invés de técnico?

    1. Olá Renata, tudo bem? Com a migração dos Técnicos do CREA para o CFT, os técnicos, incluindo os Designers de Interiores terão o seu registro emitido pelo CFT. No CREA ficarão apenas as engenharias. Mais informações você pode acessar este link: https://www.cft.org.br/.
      Seguimos conversando no WhatsApp 😉

      1. Não entendi!!! Então quem fizer esse curso não será credenciado pelo CREA???

        1. Olá Raquel, tudo bem? Com a migração dos Técnicos do CREA para o CFT, os técnicos, incluindo os Designers de Interiores terão o seu registro emitido pelo CFT. No CREA ficarão apenas as engenharias. Mais informações você pode acessar este link: https://www.cft.org.br/.
          Nos add no WhatsApp 47 992226073 para tirar suas dúvidas 😉

  17. Boa tarde!
    Os profissionais auto didatas que possuem registro na abd, como procederam para registrar-se junto ao Crea?

    Maia

    1. Olá Maia, tudo bem? Com a migração dos Técnicos do CREA para o CFT, os técnicos, passam a ter o seu registro profissional emitido pelo CFT. No CREA ficarão apenas as engenharias. Mais informações você pode acessar este link: https://www.cft.org.br/.

      Estou à disposição caso você tenha alguma dúvida no whatsapp (47)9 9222 6073 e telefone (47) 32223923.
      Atenciosamente Equipe IBDI

  18. Gostaria de saber quantos encontros são presenciais?

    1. Bom dia Luana, no decorrer do curso de formação em Design de Interiores você vai realizar exercícios avaliativos no decorrer das disciplinas, e terá um encontro presencial e obrigatório para apresentação do TCC. Esse encontro poderá ser realizado nas unidades de São Paulo (Capital), Blumenau (SC), Joinville (SC) ou Balneário Camboriú (SC).

      Mais informações pode nos add neste número 47 992226073

      Atenciosamente
      IBDI

  19. olá , tenho interesse em fazer o curso . porém vi que no decorrer das disciplinas tem um encontro presencial para apresentação do TCC , como proceder neste caso. pois moro no estado do Pará .

    1. Olá, kleberson, no decorrer do curso de formação em Design de Interiores você vai realizar exercícios avaliativos no decorrer das disciplinas, e terá um encontro presencial e obrigatório para apresentação do TCC. Esse encontro poderá ser realizado nas unidades de São Paulo (Capital), Blumenau (SC), Joinville (SC) ou Balneário Camboriú (SC).

      Mais informações pode nos add neste número 47 992226073

      Atenciosamente
      IBDI

  20. Boa tarde Dayane vc sabe me dizer se com o curso superior
    tecnólogo posso conseguir o registro do CFT e TRT?

    1. Olá Adriano, para filiar-se ao CFT e emitir TRT você precisa ter a formação em um Curso Técnico em uma escola reconhecida.

      Para dúvidas podes conversar com a gente no 47 992226073

  21. Tenho um escritório de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores com meu marido (arquiteto ) a 25 anos e fui professora de Design de Interiores por 11 anos, sou formada em Pegagogia com especialidade em Educação de Nível Superior, como faço para me registrar junto ao Crea DF?

    1. Olá Maria Annita Brandão,

      Você deve procurar o CREA de sua região, precisa ser engenheiro e ter um responsável técnico engenheiro na empresa, para mais informações segue o endereço do site do CREA DF http://www.creadf.org.br/

      Telefone geral (Sede): (61) 3961-2800

      Abraço,
      Equipe IBDI

  22. E o técnologo em Design de Interiores? Precisa de algum documento para trabalhar legalmente ?

    1. Olá Thaina,

      Por força de lei e demais normas infralegais, as intervenções nos espaços edificados, principalmente condomínios, shoppings centers e empreendimento com administração, necessitam de um documento que chancele as competências do profissional que esteja executando alguma atividade. A execução de obras, sejam elas com intervenções estruturais ou não, são permitidas apenas mediante apresentação de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Crea, RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do CAU ou TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do CRT. Desta forma todos os designers de interiores para atuação profissional precisam do registro para que possam atuar plenamente. O que ocorre é que hoje apenas os Técnicos tem um conselho profissional instituído que os possibilita a emissão de responsabilidade Técnica.

      Por gentileza se preferir entre em contato conosco no 47992226073!

      Atenciosamente
      Equipe IBDI

  23. Olá, devido a situação atual da pandemia pretendo fazer o tecnólogo em Design de Interiores por EAD. tenho direito ao registro e o executamento pleno da profissão?

    1. Olá Isabele,
      O Tecnólogo não possibilita o registro no Conselho Profissional!
      Qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe Chame no Whats.

      Equipe IBDI.

  24. Olá já concluir meu curso de designer de e me inscrevi para um processo seletivo e lá eles pedem a carteira de trabalho comum é a carteira de trabalho profissional, então queria se o CTF é a carteira profissional?

    1. Olá Keyka Meriane, para fazer o registro profissional você precisa ser formada em Curso Técnico em Design de Interiores/ 1200 horas e requerer o registro juntamente ao CFT – Conselho Federal Técnico.

      Atenciosamente,
      Equipe IBDI

  25. Sou estudante de Design de Interiores e gostaria de saber se posso realizar consultorias

    1. Olá Isabel,

      Você pode sim, para realizar consultorias em decoração não é necessário o registro profissional ou formação específica. Porém, você precisa ter o conhecimento para resolver as questões que os clientes terão para resolver no espaço. Os alunos que fazem a nossa formação em Design de Interiores, obtém ao final do 1º módulo do curso um certificado para atuarem como Decorador de Ambientes!

      Neste post https://www.instagram.com/p/COtjngnl169/ falamos mais sobre consultoria!

      Recomendo a leitura do nosso Guia da Profissão Designer de Interiores. https://ibdi-edu.com.br/profissao-designer-de-interiores/

      Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com nossa equipe,
      Chamar no whats

      Equipe IBDI

      1. Muito Obrigada!

  26. Olá, quero fazer Design de interiores, ao me formar, preciso de um registro de classe para exercer a profissão ?

    1. Olá Raissa, tudo bem?

      Recomendo a leitura do nosso Guia da Profissão Designer de Interiores. https://ibdi-edu.com.br/profissao-designer-de-interiores/

      Para obter o registro no CFT você ser deve ter o Técnico em Design de Interiores. O registro profissional ele dá autonomia, respaldo e segurança para atuação profissional.

      Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato com nossa equipe,
      Chamar no whats pelo link ou em nosso numero (47) 99222-6073.
      Equipe IBDI

  27. Boa tarde, tudo bem? Sou formada em Design de interiores tecnologo, e minha duvida é se realemnte não existe nenhum registro para o tecnologo? comecei a trabalhar e uma marcenaria e minha patroa pediu para eu tirar meu registro.

    1. Olá Liliane, tudo bem?
      No momento somente os técnicos em Design de Interiores tem o registro via CFT – Conselho Federal Técnico com abrangência Nacional. Os Tecnólogos em Design de Interiores em alguns estados conseguem filiar-se ao CREA, caso a escola que formaram-se também esteja registrada. Você teria que entrar em contato com o CREA da sua cidade, e verificar se vc se enquadra!
      At
      Equipe IBDI

  28. Muito bom saber desta documento que nos ampara .Eu sou Lucimar me formei no tecnologo de Desinger de interiores e quero saber como faço para ter a carteira de profissional. Pois já estou trabalhando autônomo com alguns projetos mas ainda não tenho a carteira,desde já lhe agradeço.

    1. Olá Lucimar, tudo bem?
      No momento somente os técnicos em Design de Interiores tem o registro via CFT – Conselho Federal Técnico com abrangência Nacional. Os Tecnólogos em Design de Interiores em alguns estados conseguem filiar-se ao CREA, caso a escola que formaram-se também esteja registrada. Já os graduados em Design de Interiores ainda não tem um Conselho Profissional que os receba.

      Lembrando que pela Lei que regulamentou a profissão, independente do nível de Formação (Técnico, Tecnólogo, Graduado) o título que o profissional recebe é o mesmo: Designer de Interiores. Ou seja, ambos tem as atribuições plenas para atuação.
      At
      Equipe IBDI

  29. Olá! Estou pensando em iniciar no próximo ano a faculdade de Designer de Interiores Tecnólogo. Eu posso ter o CREA quando me formar? Preciso verificar isso com o polo antes? Será EAD.

    Outra coisa, (estou fazendo um curso técnico de designer de interiores que a prefeitura da minha cidade abriu, serão 3 meses só, e a minha professora que é formada em Arquitetura, me disse HOJE, que eu cursando o Tecnólogo ano que vem não me dar o direito de assinar projetos)

    1. Olá Sergio,
      Você deve verificar com o CREA da sua cidade se há essa possibilidade. Quanto a cursos Técnicos, eles precisam ter no mínimo 1200 horas para ter o registro no Conselho Profissional. O nosso curso tem 1200 horas, diploma reconhecido pelo MEC e registro no Conselho Profissional Técnico, nossos alunos ao final do curso podem emitir TRT de projetos e execução de obras. Caso tenha alguma dúvida pode conversar com nossa equipe neste Whats clicando aqui

      At
      Equipe IBDI

  30. Olá! Sou formada em Design Industrial pela UFRJ. Trabalho na área há mais de 20 anos, com design de móveis e expositores para pontos de venda. Há dois anos, comecei a ter uma grande demanda de projetos de design de interiores e me apaixonei pelo trabalho. Com o meu diploma, posso fazer o registro no CFT?

    1. Olá Adriana,
      O CFT registra somente os Técnicos. As atribuições liberadas são de acordo com a sua formação específica. Projetos de Interiores não é uma atribuição prevista para Design Industrial. Caso tenha alguma dúvida pode falar com nossa equipe neste whatsapp clique aqui
      Abraço
      Equipe IBDI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − três =