Treinamento em Fechamento de Matrículas IBDI

O atendimento pessoal nas unidades IBDI com os interessados em nossos cursos deve ser explicativa e voltada às necessidades dos interessados. Este processo de comunicação está na essência do fechamento de matrículas.

Você sabia que você funciona como uma ligação da escola com o aluno? Para muitos interessados em nossos cursos , o setor de atendimento é o próprio IBDI, por essa razão deve ser dado importância a estruturação da força de fechamento de matrículas, assim como, objetivos e estratégias bem traçadas. O setor de atendimento  trabalha em conjunto com seus futuros alunos, buscando informações dos mesmos, examinando suas necessidades e sugerindo os cursos adequados às necessidades detectadas e oferecendo um serviço de pós-matrículas que renda a satisfação desejada

Existem alguns aspectos que devem ser prioritários no momento da matrícula, pois você não pode se conformar apenas com passar as informações do curso, ou seja, o interessado pede o que quer, você passa as informações e o  interessado vira as costas e vai embora. Você deve se preocupar com um algo mais, buscar uma satisfação completa deste interessado, que é a razão da sua existência na escola.

​Em primeiro lugar é primordial você conhecer minuciosamente o(s) curso(s), estar à parte de cada detalhe, o que se aprende no curso, o que o aluno terá aprendido a fazer quando concluir o curso. Você tem que fazer com que o interessado compreenda melhor o produto e faça a matrícula com precisão e tranqüilidade. Para isto, o você deve se manter atualizado e bem informado sobre tudo que se passa com o curso. Mesmo que o interessado não faça a matrícula de imediato, é importante atendê-lo bem e com segurança, fortalecendo a marca IBDI, atitude que levará confiança ao interessado, fazendo com que ele retome o contato posteriormente.


Vale ressaltar que, além de conhecer o curso, é muito importante conhecer o próprio interessado em nossos cursos, saber o seu perfil, suas necessidades, o seu verdadeiro gosto e assim poder apresentá-lo aquilo que ele espera, para isso converse com ele, deixe-o à vontade, ofereça um café/chá, é de suma importância fazê-lo “sentir-se em casa” dentro da escola. No caso específico de cursos esse fator é muito importante, já que o interessado pode estar pensando em um curso de design de interiores quando na verdade ele quer o de decoração 150h... É conversando com ele que você percebe qual curso serve ou não pra ele e então vale à pena sugerir algo que realmente resolva o problema dele. Esta é a verdadeira matrícula, a que resolve a necessidade do aluno.

Outro fator de suma importância, que é desprezado por muitos, é a pós-matrícula. Após ter concluído a matrícula jamais esquecê-lo, ou seja, fazer uma pós-matrícula é retomar o contato com o interessado para saber a sua satisfação ou insatisfação referente à sua matrícula, é mais uma prova de profissionalismo que aguça a credibilidade. A pós-matrícula é a única forma de garantir a permanência e a fidelidade do aluno.


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