Publicado em

Como decorar um Home Office

Home office definitivamente é uma tendência cada vez mais forte, além disso, pesquisas mostram que 38% das pessoas ficam mais produtivas quando seus escritórios são bem decorados. Está vendo a importância do Designer de Interiores??!!

Só que planejar a decoração de um home office não é tão simples quanto parece. Existem alguns “detalhes”, que para muitos passam despercebidos e se não forem trabalhados assertivamente, impactam de forma negativa no bem-estar de quem usufrui deste espaço.

Hoje vamos te mostrar resumidamente alguns dos aspectos relevantes sobre decoração de home office, que trabalhamos com nossos alunos dentro do programa de formação em design de interiores do IBDI, e que vão te ajudar no planejamento do seu, ou do seu cliente. 

São eles:

1. local onde será planejado o home office

2. Desenho e circulação

3. Iluminação

4. Paleta de Cores

5. Toque especial

1. local onde será planejado o home office

A primeira coisa que você tem que analisar é onde montar. Pode ser um quarto que não está sendo utilizado ou até mesmo um canto que você julgue conveniente, porém, NÃO MONTE O ESCRITÓRIO NO QUARTO. Juntar trabalho e descanso não vai garantir produtividade, nem relaxamento suficiente para exercer com qualidade.

2. Desenho: circulação e mobiliário

Após definido o local, desenhe uma planta baixa para que você consiga avaliar todas as possibilidades.

Você pode desenhar a planta baixa em um papel quadriculado, lembre-se que cada quadradinho do papel representa 25 cm na escala 1:50 e dessa forma pode delimitar os móveis no ambiente, sempre preservando a circulação em volta.

E em relação aos móveis, toda escolha merece atenção porém a cadeira (que é onde você passará mais tempo) tem que ser confortável e ergonômica.

3. Iluminação

Outro item é a iluminação. Iluminação natural sempre, porém alguns momentos o usuário vai necessitar de luz artificial, então requer luminárias específicas para o momento de trabalho. E porque especificas? Porque se passam muitas horas no local, e a iluminação adequada também auxilia no estímulo do processo criativo e na concentração.

A área de trabalho deve ter uma iluminação uniforme e não ofuscante, para evitar fadiga nos olhos, para isso, coloque um foco de luz direcionado para o local onde as tarefas são realizadas, sem o risco de bloqueios que causem sombras.

4. Paleta de Cores

Utilizar cores no espaço, seja nas paredes através de pintura ou dos revestimentos, faz diferença no visual do home office. Mesmo com cores mais vibrantes, se trabalhadas numa paleta menos saturada, não se perde a formalidade do espaço, contribuindo com o bem-estar. Veja este vídeo sobre como utilizar paletas de cores.

5. Toque especial

Por fim, dê o toque pessoal que você ou o seu cliente busca. Coloque objetos que represente a personalidade do usuário, e transforme esse ambiente em um local charmoso e agradável para trabalhar.      

Fonte: Ikea e Meu espaço com estilo

Como decorar um Home Office

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *