FAQ

Elaboramos uma seção completa que contém respostas às perguntas mais freqüentemente enviadas por nossos alunos e visitantes.  Fique a vontade para clicar. Caso sua questão não esteja aqui, você poderá solicitar um atendimento. Aproveite bem esta facilidade. Teremos prazer em respondê-lo.

1. Os cursos do IBDI são válidos?

Sim. A base legal para a validade está no Decreto Presidencial nº 5.154/04 e na Resolução do CNE nº 04/00, pois são Leis referentes a educação profissional. Através destas Leis estamos legalmente amparados para executar os cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores. Estes dados são impressos nos certificados de modo a facilitar a consulta de sua validade e legalidade, sejam quais forem os fins a que se destinam: concursos públicos, análise para recrutamento, seleção e contratação de pessoal, atividades complementares em universidades e faculdades, provas e títulos, seleções para mestrados e doutorados, dentro outros. 

2. O MEC reconhece os cursos livres de curta duração do IBDI?

A educação profissional que inclui a formação inicial e continuada de trabalhadores está contemplada conforme Decreto 5.154/04 e na Resolução CNE nº04/99. Estas normas legais regulam e dão reconhecimento à educação profissional em nível de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização, motivos pelos quais os cursos livres de curta duração do IBDI têm absoluta validade.

3.  O MEC reconhece o curso técnico de Design de Interiores do IBDI?

Os cursos técnicos são autorizados pelos Conselhos Estaduais de Educação que são órgãos vinculados ao MEC. Pelas portarias do MEC são encontrados somente os cursos tecnólogos, licenciaturas e bacharéis. O nosso curso é técnico de nível médio, (educação profissional) Para consultar a validade de um curso técnico, siga os seguintes passos:

1. Entrando no site do MEC (www.mec.gov.br) , você entra neste link do sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino# clicando no estado de SC e logo em seguida em “Joinville” que é nossa sede (mantenedor), você vai encontrar nosso Instituto e verá que somos credenciados e autorizados. Ou

2. Para consulta da autorização do curso TDI a distância você também consegue acessar através do próprio site do CEE/ SC (Conselho Estadual da Educação), através do link: http://www.pge.sc.gov.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid=163

Na página, você deve selecionar Decreto executivo (DEC), colocar o número do nosso decreto 2525 e a data 2009, não precisa preencher os demais campos. Aí você vai em "Pesquisar" entra em "resumo ", e depois em "texto integral". Você vai no item XXVII e vai encontrar o ibdi.

O curso Técnico de Design de Interiores na modalidade a distância foi autorizado pelo parecer n° 412/14, Decreto Estadual n° 57, Diário Oficial/ SC n° 20.008 de 25/02/2015. 

4.  O MEC reconhece o curso técnico Paisagismo e Jardinagem do IBDI?

Os cursos técnicos são autorizados pelos Conselhos Estaduais de Educação que são órgãos vinculados ao MEC. Pelas portarias do MEC são encontrados somente os cursos tecnólogos, licenciaturas e bacharéis. O nosso curso é técnico de nível médio, (educação profissional) Para consultar a validade de um curso técnico, siga os seguintes passos:

1. Entrando no site do MEC (www.mec.gov.br) , você entra neste link do sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino# clicando no estado de SC e logo em seguida em “Joinville” que é nossa sede (mantenedor), você vai encontrar nosso Instituto e verá que somos credenciados e autorizados. Ou

2. Para consulta da autorização do curso TPJ a distância você também consegue acessar através do próprio site do CEE/ SC (Conselho Estadual da Educação)

O curso Técnico em Paisagismo e Jardinagem na modalidade a distância foi autorizado pelo parecer nº 412/14, Decreto Estadual nº 57, Diário Oficial/ SC nº 20.008 de 25/02/2015. 

5. Se eu apresentar certificados de cursos livres de curta duração, eu posso aproveitar os conhecimentos para o curso técnico do ibdi?

Sim, conforme Art. 41. da LEI Nº 9.394/96 e Art. 11 da Res. CEB nº 4/99, a escola poderá aproveitar conhecimentos e experiências anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva qualificação ou habilitação profissional. Para isso, o aluno terá que preencher requerimento, trazer o(s) certificado(s) e os exercícios/trabalhos realizados no(s) curso(s) livres e prestar um exame presencial para verificar seus conhecimentos. Caso aprovado, o conhecimento adquirido será aproveitado para prosseguimento ou conclusão de estudos.

6. Como funciona o curso Técnico de Design de Interiores a distância?

O curso técnico de Design de Interiores tem carga horária de 1200h, é realizado pela internet. O aluno efetua sua matrícula, recebe uma senha de acesso para entrar no ambiente virtual de aprendizagem (sala de aula), onde estará à disposição o conteúdo do curso. É o aluno quem determina os horários de estudo e o ritmo da aprendizagem. Se a opção do aluno for estudar sem precisar estar conectado à internet, poderá ser feito o download do conteúdo. O aluno também participará de chats e dos fóruns interagindo com os tutores e demais alunos, realizará exercícios e trabalhos através das atividades proporcionadas. Terá encontros presenciais para realização de trabalhos e avaliação. Ao final do curso o aluno que demonstrar os conhecimentos necessários a formação técnica, receberá o Diploma reconhecido pelo MEC.

7. O curso de Técnico de Design de Interiores à distância tem o mesmo conteúdo de material do curso  presencial?

Os cursos são iguais com exceção da disciplina de desenho por computador. O material que o aluno recebe no curso presencial é o mesmo recebido no curso a distância porém com metodologia que instrui a auto aprendizagem. 

8. Quanto aos encontros presenciais do curso técnico a distância, se eu não puder comparecer em um dos encontros, posso agendar para outra data?

Sim, o aluno deverá justificar a falta e se deferida, a Instituição marca outra data para recuperação da presença, mediante agendamento.

9. Quando devo pagar as mensalidades do curso técnico?

Após matriculado, o aluno receberá um carnê com os boletos bancários referente ao pagamento das parcelas do curso.

10. Como funcionam os cursos livres a distância de curta duração?

Nossos cursos livres de curta duração são oferecidos na modalidade totalmente a distância (não há encontros presenciais), com duração de 4 meses para conclusão. O material está disposto no ambiente virtual de aprendizagem onde o aluno acessa através de uma login e senha, terá acesso aos exercícios para complementação dos estudos, vocabulário técnico da área, e realizará trabalhos onde você aplicará os conhecimentos adquiridos durante o curso. Nestes cursos não há provas e sim trabalhos e exercícios como forma de avaliação. Suas dúvidas são sanadas via e-mail pela nossa equipe técnica de professores. Ao final do curso você remete seu trabalho e exercícios para correção e se for aprovado(a), receberá o Certificado de conclusão de curso com a carga horária cursada.

11. Posso terminar os cursos livres a distância antes de 4 meses?

Sim, o aluno tem até no máximo 4 meses para concluir seus estudos, podendo terminar antes.

12. Quais as formas de pagamento dos cursos livres de curta duração?

Você poderá pagar os cursos por meio de boleto bancário e cartão de credito. Sendo que o pagamento com cartão de credito pode ser parcelado.

13. O diploma de quem faz o curso técnico a distância é diferente de quem faz o técnico presencial?

Não há distinção entre Diplomas de educação a distância e educação presencial.

Os diplomas emitidos pelo IBDI, em conformidade com a Constituição Federal, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com a Legislação do Estado de Santa Catarina, com a Resolução 061/06 tem validade nacional e reconhecimento público. Desta forma, os títulos emitidos pelo IBDI tem reconhecimento nacionais, e atendem plenamente a requisitos como “diploma reconhecido”.

14. Quais os requisitos básicos necessários para iniciar o curso Técnico de Design de Interiores?

Ter concluído o ensino médio ou estar concluindo mediante declaração de freqüência..

15. Nunca fiz um curso à distância, quero estar certa que valerá a pena.

A educação a distância está contemplada conforme Art. 80. da LEI Nº 9.394/96, no qual incentiva o desenvolvimento e a veiculação de programa de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

Conforme disposto no parágrafo 3º do Artigo 80, os cursos oferecidos a distância estão sujeitas às normas de supervisão, controle e de reconhecimento determinadas pelo Conselho Estadual da Educação do Governo de Santa Catarina, com os devidos atos de reconhecimento de curso publicados por Decreto do Governo do Estado de Santa Catarina no Diário Oficial, desta Unidade de Federação.

Com relação nossa metodologia de ensino, garantimos ao aluno acesso à educação de qualidade usando as mais modernas técnicas pedagógicas diminuindo distâncias e abrindo novas formas de conhecimento. 

16. Quanto ao material didático dos cursos do IBDI, quem fez, onde foi buscado o referencial teórico e como é a capacitação dos professores?

Nosso material didático é elaborado pela equipe técnica do ibdi composta por docentes da área de Arquitetura e design  que já atuam a quase 10 anos com cursos reconhecidos na área de Design de Interiores, oferecendo ensino rico e de qualidade, honrando com as expectativas de nossos alunos. Nossa equipe docente é composta de especialistas e mestres na área, que atuam fortemente no mercado profissional do design e recebem constante capacitação em didática e metodologia de ensino aprendizagem, através de pedagogos altamente especializados contratados pelo Instituto. 

17. Qual a configuração do computador para estudar as aulas virtuais?

Para estudar as aulas virtuais é necessário:

·  CPU AMD ou INTEL 800Mhz ou superior.
·  Unidade de CD-ROM com no mínimo 32x de velocidade.
·  Memória RAM de 128Mb (Sistema Operacional Windows XP ou superior).
·  Placa gráfica de 32 Mb ou superior, com resolução de 800 x 600 a 256 cores.
·  Monitor SVGA ou superior.
·  Navegador/browser Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari versão 6.0 no mínimo ou superior.
.  Leitor de PDF.
.  plug-in do flash player 10 instalado no navegador.  
·  Editor de textos Word
·  Caixa postal com capacidade para receber e-mails com anexos em formato .rar ou zip de até 2 mega-bytes (2 mb) de tamanho
·  Cerca de 100 mega-bytes (100 mb) de espaço no disco rígido de seu computador

 

18. Os alunos da modalidade a distancia tem a mesma chance no mercado de trabalho?

Os alunos que cursam um curso presencial ou a distância têm as mesmas condições e oportunidades no mercado de trabalho. Há quem escolha contratar profissionais formados na modalidade a distancia justamente por apresentar pro atividade, e ir em busca dos conhecimentos, o que influi e muito no faturamento da empresa.

Matrículas para Cursos a Distância

Balneário Camboriú - SC

Blumenau - SC

Criciúma - SC

Florianópolis - SC

Joinville - SC

São Paulo - SP

(47) 3473-9022

(47) 3264-9434

(47) 3222-3923

(48) 3045-7522

(48) 3028-6599

(47) 3473-9022

(11) 3229-8552

ibdivirtual@ibdi-edu.com.br

sec.bc@ibdi-edu.com.br

bnu@ibdi-edu.com.br

criciuma@ibdi-edu.com.br

floripa@ibdi-edu.com.br

comercial.jlle@ibdi-edu.com.br

secretaria.sp@ibdi-edu.com.br

ou ligue